15.2.12

25 dicas de marketing cervejeiro nas redes sociais



O blog do BebendoBem, acabou de fazer um post bastante interessante. Nesse post, ele coloca 25 dicas de marketing na internet, que são perfeitas para quem tem um blog ou o público em geral.

Outro ponto abordado pelo Fabian Ponzi, é sobre a falta de qualidade das microcervejarias quando a questão é o atendimento e outros aspectos. “O tratamento inadequado aos clientes, o desrespeito à etiqueta peculiar das ferramentas sociais e até mesmo, pasmem, manifestações com erros grosseiros de português são comuns de encontrar nos perfis das cervejarias brasileiras”, disse.

Segue as 25 dicas :
  1. Siga todos os players do mercado de cervejas, seja marca, cervejaria, importador, blog, consumidores formadores de opinião…
  2. Compartilhe e tuíte informações interessantes desses players, mesmo se forem competidores.
  3. Tuíte informações que as pessoas se interessem e não perca tempo com irrelevâncias.
  4. Não use o Twitter para apenas promover o seu produto. Varie as informações.
  5. Use #hashtags. Elas facilitam o monitoramento e a busca por assuntos.
  6. Coloque um ponto (.) antes do @ para que a conversa não se resuma apenas a quem faz parte dela.
  7. Tenha uma pessoa responsável pelas mídias sociais e certifique-se que essa pessoa entenda o mercado e o seu produto. Considere deixar essa pessoa trabalhando full time na função. Trata-se do marketing e das relações públicas da empresa e deve ser tratado com a importância necessária.
  8. Se você colocou alguém à frente das suas midias sociais, entenda que esse trabalho leva tempo e por isso não deve ser acumulado com outra função na empresa. Em média, as tarefas relacionadas às midias sociais demandam de 12 a 15 horas semanais.
  9. Não deixe o gerenciamento das midias sociais a cargo do “estagiário”. A qualidade do serviço será proporcional ao que você paga.
  10. Outras pessoas da empresa também podem atuar nas midias sociais, desde que você tenha um “código de conduta nas midias sociais” e faça com que todos os que se identifiquem com a marca sigam esse código. Quem é identificado com a marca deve ter consciência da responsabilidade de suas manifestações nas redes sociais. Por isso, o monitoramento dos funcionários da empresa é importantíssimo.
  11. Use smartphones para poder tuitar a qualquer momento.
  12. Crie uma identidade visual para as suas midias sociais que represente a sua marca. Não deixe de usar o background e a descrição do seu perfil no Twitter para isso.
  13. Lembre-se sempre que o foco de toda a sua atuação nas midias sociais é apenas um: o consumidor.
  14. Ajude a educar o seu consumidor, repassando informações corretas e interessantes sobre a sua marca, sobre a cerveja e sobre o mercado em geral.
  15. Não sonegue informação. Qualquer movimento da empresa no mercado deve ser compartilhado com os seus seguidores.
  16. Faça promoções no Twitter, dando descontos ou prêmios. Entretanto, cuide como vai fazer essas promoções. Por mais que retweets devam ser encorajados, não é legal ver toda a sua timeline escrevendo a mesma coisa.
  17. Não exagere no tamanho das mensagens para que elas sejam fáceis de retuitar e responder.
  18. Deixe um link bem visível para o seu Twitter e sua fanpage do Facebook no seu website.
  19. Use a mensagem “Siga-nos no Twitter” em todo seu material promocional.
  20. Não deixe de responder DM’s relevantes aos clientes que entram em contato.
  21. Monitore sua marca no Twitter e responda as mentions, sejam boas ou más. Responda as más o mais rápido possível e seja positivo ao responder as mentions negativas.
  22. Não faça comentários negativos sobre outras cervejas ou marcas no Twitter.
  23. Não desmereça seus clientes no Twitter.
  24. Não reclame de tudo no Twitter.
  25. Dê o crédito devido aos outros no Twitter.

Cheers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário