4.1.12

1E.Dortmunder Export



Estilo : 

Este estilo de cerveja é originário da região de Dormund, na Alemanha, daí o seu nome. Sua característica principal é o equilíbrio entre malte e lúpulo, ou seja, entre adocicado e amargo. De média carbonatação, produz uma espuma branca e consistente, e retrogosto amargo. Tem menos fragrância que uma pilsen, mas é levemente mais forte, amargo e picante, devido ao processo exclusivo de maltagem da cevada. Consegue reunir as qualidades de Helles (perfil maltado) e da Pils (perfil lupulado), de maneira mais acentuada e, em geral, com maior teor alcoólico.

O termo “Export” é usado na Alemanha para designar as bebidas com alto teor alcoólico, inclusive para efeitos fiscais. Não é exclusivo da cerveja Dortmund.

Comentário “O Guia da Cerveja” : 

Um estilo bem interessante. A primeira Dortmunder Export que eu degustei foi a Abadessa Export (já comentada no blog). Diferente das outras categorias do grupo do BJCP, esse estilo é bem mais amargo e mais forte que uma Premium American Lager por exemplo. Caso queira degustar uma cerveja Dortmunder Expor, você pode conferir aqui um exemplo nacional.

Exemplos no Mundo: 

Dormund Union Export, Saratoga Lager, Golden Export, Sapporo Yebisu

Exemplo no Brasil:

Abadessa Export

Copos Sugeridos: 

Pokal, Flute, Shake, willybecher, Lager

Dados
OG
FG
ABV
SRM
IBUs
1.044 – 1.050
1.008 – 1.013
4.4 – 5.2%
2 – 5
 25 - 45

Cheers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário