21.11.11

Light Lager - 1

As Lagers são relativamente novas na história da cerveja. Surgiram no final do século XIV, mas só se tornaram populares na primeira metade do século XIX, com o advento das Pilsens e das técnicas de refrigeração (Relembrando o post sobre a história da cerveja, a cervejaria Miler, foi quem teve a primeira máquina para resfriar a cerveja). De maneira geral, têm menos teor alcoólico que as Ale, são mais gasosas e maltadas, menos amargas e mais refrescantes.


No seu processo de fermentação, o levedo se concentra no fundo do tanque e precisa de temperaturas mais baixa para viver, agindo mais lentamente que o levedo da ale. Por esse motivo, o estilo Lager é recente, com a necessidade de temperaturas mais baixas, ele não poderia ser feito em qualquer lugar e utilizar gelo ou esperar os tempos de invernos era inviável. O motivo do nome Lager, é dado pelo seu processo. Como na sua produção elas, eram "guardadas e armazenadas", veio o nome larger.

O primeiro grupo de estilo, classificado pelo BJCP é o Light Lager - 1. Nele vamos encontrar cervejas mais leves e suaves se comparadas com as Pilsen originais e suas variações. Muitas das cervejas denominadas Pilsen estão enquadraras neste primeiro grupo, porque compõem estilos de características bem definidas e próprias do mercado em que atuam.

Grupo 1:


Cheers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário