24.6.11

Canjica e Cerveja

Hoje é São João e para comemorar nada melhor que a comida mais tradicional das festas juninas, hoje é Canjica. Como vocês viram no ultimo post fiz a degustação de milho cozido com a cerveja Weihenstephaner Hefe Weissbier que por sinal ficou muito bom. Então para seguir a sequência tive a oportunidade de degustar a melhor canjica do mundo com a cerveja mais antiga do mundo.


Canjica é uma comida de milho (o milho é cortado (tira ele do sabugo) e depois colocado na panela junto com leite, açúcar e um pouco de manteiga) muito popular e saborosa. No entanto, de acordo com especialistas (minha mãe) para esse prato ficar realmente bom, o cozinheiro tem que ter muita paciência para ficar mexendo a canjica na panela durante um bom tempo até chegar ao ponto ideal (cremosa).


A canjica é uma comida de milho e bastante doce Já a Weihenstephaner é uma cerveja de trigo com um final um pouco adocicado. Quando fiz a harmonização eu não sabia bem ao certo como seria o gosto. Fiquei meio receoso se essa experiência ia dar certo. Quando tomei o primeiro gole da cerveja após ter comido a canjica percebi que tinha sido um sucesso.

Ficou muito boa a combinação comida de milho e cerveja de trigo. Como a canjica é uma comida doce e leva um pouco de canela (a canela é colocada no final em pingos) ela se harmonizou bem resultando num sabor adocicado com um pequeno amargor em seu final e com um gosto leve de canela.

Essa harmonização poderia ter sido feita com outros estilos de cerveja. Por exemplo, uma witbier ficaria bem agradável. Então caro leitor, fica a sugestão para uma harmonização no seu São  João, quando for comer um milho, uma canjica ou outra comida junina tome #cervejadeverdade.

CheersJoão!

Um comentário: