21.10.10

Tipos de Copos

Antes de tudo, cerveja serve em qualquer copo. Mas se tiver o copo apropriado é melhor. Existe uma grande variedade de cervejas e logo uma grande variedade de copos um para cada tipo, estilo de cerveja.

Sabemos que um copo é muito mais que um recipiente de vidro. Ele tem a capacidade de realçar, dando um toque especial para qualquer cerveja. Digo que existem cervejas que ficam totalmente diferentes de um copo para o outro. Um bom exemplo e você tomar pilsner numa caneca e tomar a mesma cerveja num copo tipo cilindro.

Vou colocar nesta página um pequeno resumo sobre tipos de copos. Irei explicar qual tipo de copo é melhor com qual tipo de cerveja. Antes de tudo uma boa dica é usar o copo da cerveja que você pretende tomar assim não tem problema em pegar um copo errado.

Caneca - Pesada, resistente, larga as canecas são mundialmente conhecidas e utilizadas.Podem ser de vidro, cerâmica ou metal. Ideais para cervejas do tipo American Amber Ale, Roggenbier, Sahti, Irish Red Ale, Scottish Ale, Bock, Doppelbock, German Classic Pilsner, Bohemian Pilsner.  

 
Copo para Witbier/Weizen - Nada sabe melhor do que beber uma Witbier no respectivo copo! Feitos de vidro fino, extremamente elegantes e compridos, estas autênticas obras de arte permitem admirar as cores da cerveja e o topo possibilita uma correcta expansão e desenvolvimento da cremosa espuma. Em geral, suportam até 0,5 litros de cerveja. Poderá utilizá-los com cervejas do tipo Dunkel Weizen, Gose, Weizenbock ou Hefe Weizen.


 
Copo em cilindro - Bastante comuns, estes copos em cilindro são de origem germânica e utlizam-se com cervejas delicadas, já que possibilitam a ampliação dos aromas e sabores do malte e do lúpulo. O cilindro é adequado aos géneros: Rauchbier, Altbier, Kolsch, Lambic-Faro, Lambic,Unblended.

 
Snifter - Um pouco maiores mas mesmo assim similares aos nossos cálices de brandy ou conhaque, estes copos têm um formato que os tornam excelentes para capturar os aromas de cervejas fortes, já que ajudam na sua preservação. Utilizam-se com Eisbocks, Barley Wine, Old Ale e Russian Imperial Stout.
 


Flauta - Estamos mais habituados a utilizar os copos em formato de flauta para beber champanhe ou espumante. No entanto, há cervejas que se dão muito bem com o formato destes copos. A sua elegância e o facto de serem esguios, assegura que o gás não se dissipa com muita rapidez, permitindo igualmente observar a cor e o corpo da cerveja com grande nitidez. Utilizam-se com os géneros Vienna, Schwarzbier, Lambic-Fruit, lambic-Gueuze

 
Pilsner - O copo de pilsner é o habitual copo das nossas imperiais. Entre as formas de um cilindro e de um cone, a sua estrutura permite manter a cerveja viva, para além de possibilitar a formação de uma boa espuma. São bons para os estilos American Macro Lager, Happoshu, German Classic Pilsner, European Strong Lager e Witbier.


 

 Cálice - São, em geral, autênticas obras de arte, muitos deles com dourado no rebordo, as letras da marca gravadas no vidro, chegando ao ponto de alguns terem relevo. São perfeitos para as Abbey Dubbel, Abbey Triple, Belgian Strong Ale e Flemish Sour Ale.

 


Tulipa - Também já algo habituais no nosso país, os copos em formato de tulipa são muito elegantes e permitem suportar cervejas que produzam grandes quantidades de espuma. Bastante típicos da Bélgica, são ideais para os estilos Scotch Ale, Saison, Bière de Garde e Belgian Strong Ale.



Cheers!

Nenhum comentário:

Postar um comentário