24.10.10

Cerveja e Saúde

Cerveja é uma bebida com baixo teor alcoólico (frequentemente, entre 4 e 7% em volume), resultante da fermentação de cereais. A sua origem remonta à antiga Soméria, havendo documentos com cerca de 5000 anos onde constam regras para a sua produção.

Atualmente, as cervejas mais consumidas são preparadas com malte e lúpulo, aos quais são acrescentados água e leveduras. Há diversas variedades de cerveja, das pilsener às stout. As diferenças residem sobretudo nos processos de fabrico – por exemplo, a cerveja preta é produzida com malte torrado. O processo de fabrico é simples: os cereais são moídos em farinha, à qual se acrescenta água para obter o mosto. Este mosto é depois filtrado, fervido e adiciona-se-lhe lúpulo. Depois de decantado e arrefecido, é adicionada a levedura que produzirá álcool e gás. A cerveja é depois maturada e estabilizada, clarifica e, finalmente, engarrafada. Ao todo, o processo demora cerca de 20 dias.

Quanto às características nutricionais da cerveja, podem detectar-se alguns minerais (potássio, cálcio, magnésio, sódio), vitaminas (sobretudo do complexo B) e proteínas dos cereais. Apesar de ser constituída por uma grande quantidade de água, contém também algum álcool, o que a torna diurética. Em termos calóricos, uma imperial (330ml) aporta cerca de 130Kcal, enquanto uma caneca (550ml) de cerveja «forte» pode contribuir com 450Kcal.

Assim, a grande contra-indicação no consumo de cerveja passa pelo presença de álcool e claro que o consumo abusivo de cerveja pode conduzir ao aumento de peso - a famosa «barriga de cerveja». Não ultrapassar duas latas de cerveja por dia é uma boa referência para a maioria dos adultos, mas como é óbvio, há que considerar um conjunto de fatores individuais – gênero, idade, tipo de atividades físicas, peso, etc.
 

Agora que o calor aperta e alguns petiscos pedem companhia, fique, a saber, que não é o fim do mundo se beber uma cerveja! 

Cerveja
Quantidade 100 ml
Água (%) 92
Calorias 41,67
Proteína (g) 0,28
Gordura (g) 0
Ácido Graxo Saturado (g) 0
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) 0
Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 0
Colesterol (mg) 0
Carboidrato (g) 3,61
Cálcio (mg) 3,89
Fósforo (mg) 13,89
Ferro (mg) 0,03
Potássio (mg) 31,94
Sódio (mg) 5
Vitamina A (UI) 0
Vitamina A (Retinol Equivalente) 0
Tiamina (mg) 0,01
Riboflavina (mg) 0,03
Niacina (mg) 0,5
Ácido Ascórbico (mg) 0

Nenhum comentário:

Postar um comentário